Opções para você trabalhar e viajar ao mesmo tempo

INSPIRE-SE

Opções para você trabalhar e viajar ao mesmo tempo

Rubiana Ozturk
Escrito por Rubiana Ozturk

Conheça opções de trabalhos onlines que te permitem ter um estilo de vida viajante, combinando trabalho e viagem ao mesmo tempo!

Saiba nesse artigo:

  • Como funciona no dia a dia na prática de quem viaja e trabalha ao mesmo tempo
  • Onde encontrar esses trabalhos que permitem liberdade geográfica!
  • Quais as profissões mais comuns que te permitem trabalhar de qualquer lugar do mundo. Você vai se surpreender com as possibilidades!

 “Meus clientes não fazem idéia que eu moro em Bora Bora”, me disse um francês ao contar sobre sua vida profissional na área de programação e suporte técnico.

Trabalhar em um café, em casa, no hotel, na praia…tanto faz sua localização.

Hoje com um computador e conexão de internet, você tem a opção de trabalhar durante a sua viagem de qualquer lugar do mundo e se tornar um viajante profissional.

Ser viajante profissional, conhecido também como nomadismo digital, tornou-se para muitas pessoas um estilo de vida, onde se pode trabalhar de maneira online em diversas partes do mundo e lhes permite mudar de cidade ou país quando achar conveniente.

Como Funciona na Prática

Os nômades digitais normalmente usam o airbnb como hospedagem, que é simples de encontrar e pouco burocrático. Alugar uma casa por alguns meses em determinado destino, lhe possibilita uma vida com mais rotina, mais próxima ao dia a dia que estamos acostumados.

Trabalhar, cozinhar, limpar, lavar, praticar algum esporte, estudar, enfim, tudo que você faz hoje, você provavelmente continuaria fazendo em outro lugar do mundo, se tiver um trabalho remoto.

Lembre-se que é um estilo de vida e não mais viagem de férias!

Mas com a possibilidade de vivenciar uma nova cultura no dia a dia, provar uma culinaria diferente no jantar, ou fazer uma daytrip em plena segunda-feira. Todo dia pode se tornar uma aventura.

Uma das maiores vantagens de se trabalhar e viajar ao mesmo tempo através da internet é que não há regras e horários de trabalho, e nada impede que você trabalhe das 18:00 as 3:00 da manhã se assim desejar.

Você ganha muita flexibilidade, pois o que vale é entregar/produzir dentro do prazo combinado de acordo com seu tipo de trabalho.

Veja abaixo a lista do que essas pessoas fazem e que você também poderia fazer:

Youtuber e/ou Blogueiro

Não é mais preciso ser famoso para ter seguidores e fans. Todos os dias há pessoas tornando o seu hobby em negócio.

Finanças, jogos de vídeo game, sexualidade, comédia e humor, dicas de maquiagem e beleza, livros e filme, astrologia, desenvolvimento pessoal, só para citar alguns temas e te mostrar que tem gente fazendo dinheiro com todos os assuntos.

A remuneração de youtuber e blogueiros acontece de várias formas, as mais comuns são:

  • Anúncios: Há links nos sites e vídeos de produtos e serviços relacionados ao tema do blog/canal do youtube. Caso as pessoas que vejam o vídeo/blog usem esses links, normalmente localizado na barra lateral do site, há uma pequena remuneração ao dono daquele blog ou canal. Neste caso é preciso ter muito volume de pessoas no site para ganhar algum dinheiro.
  • Venda de produto/serviço: Pode ser produto/serviço próprio, como um ebook, uma video-aula, uma planilha de excel, uma consultoria ou a revenda de produtos e serviços de terceiros, ganhando uma comissão sobre o valor total.
  • Propaganda/Patrocínio: É quando pessoas ganham para usar um produto de determinada marca em seus vídeos. Como por exemplo, blogs e canais de maquiagem são patrocinados por determinada marca, como a Avon ou Boticário, por exemplo.
Faça Parte da Nossa Comunidade e Receba Conteúdos Exclusivos em Primeira Mão!

Freelancers

Web designer, programador, suporte técnico online, consultor, tradutor e revisor de textos, produção e edição de videos, atendimento ao cliente.

Pesquisador, jornalista, escritor, produtor de conteúdo: artigos para blogs, para revistas, jornais e/ou sites. Gestor de mídia social.

Existem muitas opções e tudo depende das suas habilidades e interesse. Há sempre prós e contras, mas essa é sim uma ótima forma de trabalhar e viajar por longo prazo.

Onde encontrar: Há uma imensidade de plataformas que conectam profissionais com clientes. Tudo de maneira simples e prática.

Site Brasileiros: Freelancer.com99 FreelasWorkanaProlancer, NearJob.

Sites estrangeiros: Toptal, 99designsUpwork

Marketing de afiliados

É quando você vende um produto ou serviço de outra pessoa, mas tudo de forma online.

Muitos blogueiros e Youtubers usam também essa opção para monetizarem seu trabalho. Legal é que você pode escolher o tema que deseja trabalhar.

Veja como funciona:

Onde enconrar: Hoje, o Hotmart é a maior plataforma do Brasil neste segmento para afiliados. há também a Monetizze e Eduz.

Fotógrafo

Para os amantes da fotografia, que tal experimentar viver do seu hobby?

Existem diversos sites que conectam fotógrafos com compradores, como as editoras, agências de publicidade, departamentos de marketing e comunicação de empresas, jornais, revistas, empresas de web designers, artistas gráficos e às vezes até sites que não tem foco em fotografia mas precisam de uma ilustração específica.

Onde encontrar: 500x, GettyImagesiStok,  EyeEm, Shutterstock e StockPhoto

Produtor de conteúdo

Cria cursos no formato online sobre qualquer assunto que domine: gastronomia, moda, desenvolvimento pessoal, marketing digital, empreendedorismo, finanças pessoais, ginástica intíma, exercícios para melhorar/curar a visão, relacionamentos. Não há limites!

Recentemente minha amiga me mostrou seu plano de exercícios físicos, que pratica em casa, via aplicativo. Através de seu celular, ela repete os exercícios, conforme os vídeos enviados por seu instrutor.

O app tem diversas funcionalidades: plano de alimentação, acompanhamento, tira-dúvidas, etc. Ela esta muito satisfeita e diz que não volta para as caras e lotadas academias. Seu instrutor pode estar trabalhando de qualquer lugar do Brasil ou do mundo!

Tenho inúmeros exemplos de profissionais neste ramo, que adoro, pois estou sempre me surpreendendo com exemplos exóticos, como aulas de pompoadorismo, por exemplo.

É fantástico o que a tecnologia nos proporciona: a democratização do ensino, compartilhamento de experiências, mais liberdade e autonomia, a possibilidade de escolher como desejamos viver.

Se você não precisa tocar na pessoa, então é possível transmitir seu conhecimento e experiência através de material online.

Aqui entra o pessoal de marketing de afiliados, ajudando na venda dos produtos e serviços.

Couching e terapeuta

É possível realizar atendimento nas mais diversas áreas, como coach de carreira, de relacionamentos ou então terapia, mas tudo de maneira online.

É transformar o conhecido atendimento presencial para o mundo virtual, podendo extender para todo Brasil, ao invés de somente sua cidade.

Tem curso online de como fazer o seu bebê dormir a noite toda! Eu me admiro como as pessoas compartilham seu conhecimento e experiencia, ajudam quem precisa e ainda ganham dinheiro!

Professor: Ensina qualquer assunto que domine online, desde idiomas, matemática, história, pre-vestibular, etc.

Se essa já é sua profissão, veja exemplos de profissionais da sua área que estão atuando no mundo online e se inspire!

Claro que se tornar um viajante profissional não é algo super fácil ou  rápido, é uma transição e você precisa considerar seu tempo de aprendizagem nesse processo.

É fácil? Nem um pouco! Por experiencia pessoal, é uma jornada de muitos desafios e aprendizados. É preciso ter um espirito empreendedor e estar disposto a aprender constantemente.

Da pra fazer? Com certeza. O mundo é cada dia mais e mais digital e as profissões estão se transformando completamente! Existem muitas pessoas ensinando e tornando seu caminho mais fácil.

Vale a pena? Muito! É imensamente recompensador você criar a vida dos seus sonhos e ainda ajudar pessoas pelo caminho!

Minha melhor dica é: encontre algo que você ame fazer e será muito mais fácil!

Se esse estilo de vida lhe atraí, existem inúmeras possibilidades! Encontre a que você mais se identifica e nunca mais use a falta de dinheiro como justificativa para não viajar pelo mundo!

Faça Parte da Nossa Comunidade e Receba Conteúdos Exclusivos em Primeira Mão!

Adoraríamos saber sua opinião!

O que você achou deste artigo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *